segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

As sereias existem ou é conversa fiada?

Fantasia ou um elo perdido da nossa evolução? Até hoje se discute se a existência das sereias é história pra boi dormir ou se de fato existe algum fundamento científico sobre esta criaturas que vivem no nosso imaginário.
Bom,  se você acredita que elas são metade peixe e metade super modelos da Victoria´s Secret, o Macaco recomenda uma intervenção psiquiátrica urgente, mas é perfeitamente crível que no meio dessa água toda haja algumas “macacas aquáticas” ainda não catalogadas pela ciência.
Uma das teorias mais aceitas é que possuímos ancestrais que viviam um estilo de vida semiaquático na costa africana, hábito que facilitava a busca por alimento e a defesa contra predadores. Durante esse período, ser anfíbio era uma excelente handicap no jogo da vida.
Existem outros fundamentos que justicam a polêmica:
1 – Com exceção do Tony Ramos, somos a única espécie de primatas sem o corpo totalmente coberto de pelos, condição atingida exclusivamente por seres aquáticos ou subterrâneos.
2- Também não existem outros mamíferos bípedes na natureza, condição impossível de se atingir ma savana africana. Já na água o corpo humano tende a manter esta condição.
3- Também temos total controle da respiração, já que podemos segurar o ar debaixo d’água e depois voltar para a superfície e respirar, condição exclusiva dos mamíferos marinhos.
4. Os humanos também possuem uma reserva de gordura retida pelo corpo durante todo o ano, condição muito mais comum entre os mamíferos aquáticos.
5- A sudorese excessiva , as lágrimas e a porção de pele que separa o dedo polegar do indicador são resquícios claroes de nosso passado aquático.
6- E por último a  facilidade humana em nadar, já que é difícil encontrar um Michael Phelps ou Kelly Slater entre os outros animais terrestres, extremamente desajeitados quando se encontram dentro d’água. Isto também sugere que viemos da água.
A teoria das sereias sugere que alguns hominídeos podem sim ter passado por uma adaptação evolutiva ao ambiente aquático, onde duas pernas deram espaço para uma cauda que lhes permitisse nadar com mais facilidade.




#Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© NotíciasCuriosas All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates